domingo, 23 de março de 2014

Labrador

Olá gente, semana passada fiquei sem postar... muita correria, mas vamos lá! Hoje vou falar um pouquinho sobre o Labrador!!

Origem

O Labrador Retriever é uma raça de criação britânica, no entanto, o mais provável é que seu ancestral direto, tenha tido origem na ilha de Terra Nova, no Canadá, onde era utilizado pelos pescadores para recuperar peixes. Este cão, criado na região da ilha colonizada principalmente por ingleses e irlandeses, estava sempre presente nos trabalhos relacionados a atividade pesqueira, e colaborava com seus donos carregando cordas entre os barcos ou recuperando redes de pesca do mar. Muitos desses cães foram levados de volta a Inglaterra no início do século 19 e alguns criadores demonstraram grande interesse pela raça.
Até então conhecido por diferentes nomes, como Cão D'água de São João, Cão de São João ou ainda Pequeno Terra Nova, a raça recebeu na Inglaterra um novo nome para diferenciá-lo do grande cachorro que hoje conhecemos como Terra Nova. Passou então a ser chamado de Labrador Retriever, em alusão a ilha canadense de Labrador.
O Labrador Retriever moderno é considerado portanto, uma raça relativamente recente. O primeiro clube da raça foi formado em 1916 e o Clube do Labrador Amarelo foi fundado em 1925.

Temperamento

A raça Labrador Retriever possui um excelente temperamento, é um amável companheiro, fiel e está sempre procurando agradar ao seu dono. Considerado um cão extremamente inteligente, é capaz de se adaptar em qualquer lugar, é obediente, vivo, de natureza essencialmente amigável, sem nenhum traço de agressividade ou timidez.
O Labrador Retriever é apegado ao dono e a família, e está sempre procurando uma maneira de agradar. Apaixonado por água, é considerado um cachorro brincalhão, excelente companheiro para toda a família, demonstrando alto nível de tolerância com as crianças e também com outros animais. Ativo, extrovertido, e cheio de energia, é um cachorro que adora brincar e é perfeitamente capaz de acompanhar o ritmo acelerado das crianças.
É, sem dúvida, uma raça de inúmeras qualidades. Muito sensível, inteligente, capaz e bem humorado, o Labrador Retriever emprega todas essas qualidades em diversas outras funções, além de ter se tornado um dos preferidos cães de companhia para famílias. É um cão rápido, atlético, de apuradíssimo faro, e essas características o tornaram um excepcional farejador, um inigualável cão guia e um espetacular cão de busca e salvamento, entre outras tantas funções que também desempenha com desenvoltura.
Mas é sempre bom lembrar que são animais ativos que precisam de gastar energia, senão se tornam muito bagunceiros! E as atividades previne de um dos problemas mais conhecidos da raça: A obesidade.

Pelagem



São encontrados em três cores: amarelos (variando do creme claro ao avermelhado da raposa), chocolates ou pretos. A cor tem que ser sólida, e uma pequena mancha branca é aceita somente no peito, preferindo-se os inteiros de uma cor. O nariz, contorno dos olhos e lábios dos chocolates são marrons. Nos amarelos e pretos são pretos. Um nariz um pouco mais claro (não rosa, nem marrom… um preto desbotado) é aceito nos amarelos mais velhos ou durante frio intenso (nariz de inverno). Os olhos nas três cores devem ser castanhos, podendo ser um pouco mais claros (mas ainda castanhos) nos exemplares chocolates. Apesar de lindos, não são aceitos pelo padrão os olhos azuis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário